é um acervo digital que reúne mais de 9.000 imagens produzidas ao longo de cinco anos de imersão visual e etnográfica na celebração do Bembé do Mercado, festa centenária afro-brasileira realizada desde 13 de maio de 1889 na cidade de Santo Amaro, Bahia.
Fruto da pesquisa de mestrado “OLHO POR OLHO: O DIREITO DE OLHA O BEMBÉ DO MERCADO COMO GESTO EPISTEMOLÓGICO DE REVERSÃO DA COLONIALIDADE VISUAL NO BRASIL” apresentada em dezembro de 2024 no Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA), este acervo é resultado de uma investigação de caráter antropológico, conduzida por Roque Boa Morte em uma abordagem de escrita óptica, ou etnopoética da imagem, aliada a uma metodologia decolonial de produção visual.
Mais do que um repositório documental, o acervo oferece uma experiência sensível e crítica sobre o festejo, historicamente silenciado pela narrativa hegemônica da abolição centrada na figura da princesa Isabel. As imagens aqui apresentadas reposicionam os olhos sobre o protagonismo negro e popular na construção de memórias, afetos e resistências.
O acervo está aberto ao público nacional e internacional e se propõe como ferramenta de pesquisa, memória e valorização das culturas afro-brasileiras, ampliando o acesso a um patrimônio simbólico construído pelas comunidades do Recôncavo baiano.









